NÃO IMPORTA O LUGAR… O QUE IMPORTA É CRIAR!

quinta-feira, 27 de março de 2008

Dia Mundial do Teatro - Mário Viegas



Europa II - Mário Viegas

Dia Mundial do Teatro

Dia Mundial do Teatro - Mensagem Internacional

No dia 27 de Março comemora-se o Dia Mundial do Teatro. Criado em 1961 pelo International Theatre Institute (ITI), o Dia Mundial do Teatro é celebrado anualmente pelos Centros ITI e pela comunidade teatral. Vários eventos nacionais e internacionais são organizados para assinalar este dia. Um dos mais importantes é a circulação da Mensagem Internacional escrita por uma personalidade mundialmente reconhecida, a convite do ITI. O ITI é uma organização não-governamental fundada em 1948 pela UNESCO e pela comunidade teatral internacional, uma rede internacional que procura promover o intercâmbio internacional do conhecimento e das práticas das artes de palco, nas formas do teatro, dança e música.
Robert Lepage, actor, encenador e dramaturgo canadiano é o autor da Mensagem para o Dia Mundial do Teatro 2008. Ler aqui.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Homenagem às VOZES DE ABRIL

Gala de Homenagem ao 25 de Abril, no Coliseu dos Recreios de Lisboa

4 de Abril (sexta-feira), 21h30
A gala Vozes de Abril é um programa / espectáculo destinado a prestar homenagem a todos aqueles que através do seu contributo artístico ajudaram a criar condições para que a liberdade fosse conquistada para o nosso país. As Vozes de Abril são cantores, músicos, poetas, escritores, actores e artistas plásticos cujas obras sempre expressaram os valores da liberdade e da democracia. Contudo esta gala não é uma melancólica e saudosista revisitação do passado. Não é uma romagem de saudade cuja mensagem só envelheceria os ideais de Abril. É por isso que o programa / espectáculo passará pelo antes do 25 de Abril e partirá rumo ao futuro. Intervêm, entre outros, os seguintes intérpretes:
Brigada Victor Jara, Carlos Alberto Moniz, Carlos Carranca, Carlos Mendes, Couple Coffee, Ermelinda Duarte, Erva de Cheiro, Estudantina de Lisboa, Fernando Tordo, Francisco Fanhais, Haja Saúde, Helena Vieira e Coro Infanto-Juvenil, José Barata Moura, José Jorge Letria, José Mário Branco, Lua Extravagante (Vitorino, Janita Salomé, Carlos Salomé, Filipa Pais), Lúcia Moniz, Luís Goes, Luiza Basto e João Fernando, Manuel Freire, Maria do Amparo, Pedro Barroso, Raul Solnado, Samuel, Tino Flores, Waldemar Bastos, Jacinta e João Afonso.
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: Patxi Andion. -POESIA: Joaquim Pessoa, José Fanha, Manuel Alegre, Maria Barroso. -CORPO DE BAILE: Coreografado por Marco de Camillis. -PARTICIPAÇÃO TEATRAL: A Barraca ( Autor e Encenador Hélder Costa). -CORAL ALENTEJANO: "Os Alentejanos" da Damaia e "Grupo da Liga de Amigos de S. Domingos" de Sacavém. -GUITARRRA E VIOLA: João Alvarez e Durval Moreirinhas. -BANDAS: Exército, Força Aérea, Marinha. -BANDA MUSICAL: Dirigida por Carlos Alberto Moniz. -APRESENTADORES: Júlio Isidro e Sílvia Alberto.

Esta Gala que será gravada para posterior transmissão pela RTP1 na noite de 25 Abril.
Locais de venda: bilheteiras e
site do Coliseu dos Recreios, Worten, Lojas FNAC, Agência ABEP, Agência Alvalade, www.ticketline.ptReserva de bilhetes: Coliseu dos Recreios - 213 240 580; Ticketline - 707 234 234
Preço: 5 a 72 (camarote 6 pessoas) euros

sábado, 22 de março de 2008

Dia Mundial da Água - 22 Março

A água é um património do planeta.
Cada povo é plenamente responsável pela qualidade das suas águas perante os olhos de todos.
A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial para a existência de vida.
Sem ela não haveria atmosfera, clima, vegetação e agricultura.
Sem ela o ser humano não teria o direito à vida. Sem ela não haveria vida.
O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e dos seus ciclos.
A água não é somente uma herança que recebemos;
ela é sobretudo um legado que deixaremos aos nossos sucessores.
TODOS TEMOS O DEVER DE RESPEITAR ESTA DÁVIDA DA NATUREZA E PROTEGÊ-LA,
PORQUE DELA DEPENDE A NOSSA QUALIDADE DE VIDA!
Contribua para a promoção do exercício de uma cidadania mais consciente e participativa em torno das questões ambientais.

"Canção do Mar" - Dulce Pontes

sexta-feira, 21 de março de 2008

Dia Mundial da Poesia

SOLIDARIEDADE

Vamos, dêem as mãos.
Porquê esse ar de eterna desconfiança?
esse medo? Essa raiva?
Porquê essa imensa barreira
entre o Eu e o Nós na natural conjugação do verbo ser?

Vamos, dêem as mãos.
Para quê esses bons-dias, boas-noites,
se é um grunhido apenas e não uma saudação?
Para quê esse sorriso
se é um simples contrair da pele e nada mais?

Vamos, dêem as mãos.
Já que a nossa amargura é a mesma amargura,
Já que miséria para nós tem as mesmas sete letras,
Já que o sangrar de nossos corpos é o vergão da mesma chicotada,
fiquemos juntos,
sejamos juntos.
Porquê esse ar de eterna desconfiança?
esse medo? Essa raiva?
Vamos, dêem as mãos.

Mário Dionísio

quarta-feira, 19 de março de 2008

terça-feira, 11 de março de 2008

Debate «Refugiados no Sul, barreiras no Norte»


No âmbito dos encontros regulares realizados em parceria com o Instituto Franco-Português, destinados a promover o debate sobre artigos do Le Monde diplomatique comuns à edição original francesa e à edição portuguesa, este mês propomos a discussão em torno da reportagem de Philippe Rekacewicz «Refugiados no Sul, barreiras no Norte»
da edição de Março. Poderá ler um excerto desta reportagem no
sítio Internet do jornal. Sobre o mesmo tema, poderá também ler o artigo inédito da autoria de Jean Ziegler, «Os refugiados da fome».
A gravíssima situação com que se confrontam as populações de muitos países em vias de desenvolvimento gerou, ao longo dos últimos anos, deslocações em massa de refugiados. Em função das barreiras que são colocadas pelo Norte desenvolvido, a concentração de refugiados dá-se sobretudo nos países do Sul, o que cria um cenário de extrema precariedade que dificulta a resposta humanitária.
O debate contará com a presença da jornalista Diana Andringa, de Fernando Nobre, presidente da Assistência Médica Internacional e de Mónica Ferro, da Associação Portuguesa das Nações Unidas, e terá lugar na zona do bar do Instituto Franco-Português no dia 12 de Março, quarta-feira, a partir das 21h30.
Instituto Franco-Português (Av. Luís Bivar, n.º 91, em Lisboa - junto ao Saldanha).
A entrada é livre, Participe!

domingo, 9 de março de 2008

Os Professores e a Ministra da Educação

Chegou a hora de Libertar a Cultura


Libertar a Cultura não é conseguir grátis os produtos da indústria do lazer. Libertar a Cultura é, acima de tudo, libertar-nos a nós mesmos do imperialismo cultural a que estamos submetidos. Libertar a cultura é rebelar-se frente à doutrina capitalista vigente.
Lutar pela Cultura é levar as nossas inquietações à Rede. Lutar pela Cultura é conseguir que nenhuma criança deixe de ler um livro, num canto perdido do mundo, porque não o possa comprar. Para construir esta Nova República Popular da Cultura são necessárias milhões de mãos. Se cada um de nós levar um dos seus livros para a Rede, ninguém poderá parar esta Revolução. Actua já… Chegou a hora da Liberdade, Vamos fazer uma Revolução da Cultura e da Leitura! Ebooks, textos, prosa, poesia, etc disponíveis para download grátis…
Veja aqui a Biblioteca Digital

sexta-feira, 7 de março de 2008

Bocage e a Sinistra Ministra

Baixa, de olhos ruins, amarelenta,
Usando só de raiva e de impostura,
Triste de facha, o mesmo de figura,
Um mar de fel, malvada e quezilenta;

Arzinho confrangido que atormenta,
Sempre infeliz e de má catadura,
Mui perto de perder a compostura,
É cruel, mentirosa e rabugenta.

Rosto fechado, o gesto de fuinha,
Voz de lamento e ar de coitadinha,
Com pinta de raposa assustadinha,
É só veneno, a ditadorazinha.

Se não sabes quem é, dou-te uma pista:
Prepotente, mui gélida e sinistra,
Amarga, matreira e intriguista,
Abusa do poder... e é ministra.


Cartoon: António Serer

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Homenagem a todas as mulheres do mundo e arredores.
Clik aqui para ver apresentação em SlideShow.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Violência contra as mulheres: NEM MAIS UMA


O Dia Internacional da Mulher é assinalado em Portugal com duas marchas, em Lisboa e Coimbra, a realizar na tarde de 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. A acção integra-se numa campanha mundial e pretende reafirmar a solidariedade com as mulheres de todo o mundo que continuam a sofrer todo o tipo de violência – assédio sexual, violência doméstica, violação, tráfico, mutilação genital feminina, etc. – e vêem os seus direitos fundamentais atropelados.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Educação em polvorosa na blogosfera



Os professores fazem ouvir a sua revolta em todo o país.
Na blogosfera a indignação transbordou: denúncia da política de educação do governo, defesa da escola pública, debate de ideias, mobilização de vontades. Arte da Periferia divulga aqui 41 blogues da indignação.


A Vingança d@s Professores(as)

EDITORIAL

O êxodo constante dos habitantes das grandes cidades para as periferias leva necessariamente a que algumas elites intelectuais sejam também absorvidas pelo referido êxodo.
Na periferia, tais elites abrangem entre outras áreas tão vastas como a música, a literatura ou a pintura. Contudo os grandes palcos para a exibição destas expressões artísticas continuam no centro destas grandes cidades o que faz acrescer aos poderes locais e à sociedade civil em geral, responsabilidades acrescidas no sentido de dar expansão às acima mencionadas actividades.
É assim que hoje em Santo António dos Cavaleiros, como em outras periferias se encontram músicos, escritores e pintores, alguns dos quais já alcançaram lugares cimeiros no panorama nacional da cultura e outros que esperam e desesperam para ser revelados, para o que carecem por parte das entidades públicas apoios, não só para estes fins, como também para desfazer a ideia corrente de que estas periferias são unicamente habitadas por “gangues” ou delinquentes.
É esta convicção, entre outras razões que levam à criação deste blogue. Pretendemos essencialmente criar um espaço de divulgação das mais variadas expressões artísticas e um fórum de debate das problemáticas das zonas periféricas.
Está em princípio aberto a todos aqueles que na periferia sentem que não tem voz.

O sucesso deste espaço, depende da participação e colaboração de todos(as) aqueles(as) que de alguma maneira estejam ligados(as) a estas temáticas.
Colabora para a divulgação e publicação de artes plásticas, artesanato, músicas, romances, poemas e outras expressões artísticas não editados nos canais editoriais normais.

ESTE ESPAÇO É TEU, AJUDA A ALIMENTÁ-LO.
==============================================================================