NÃO IMPORTA O LUGAR… O QUE IMPORTA É CRIAR!

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

As periferias ou subúrbios

Para mim, o depreciativo termo "periferia" aplica-se a sectores do território onde não existem condições que transformem esse lugar em "cidade", ou melhor, "parte da grande cidade", sejam eles quais forem, por isso, se forem criadas essas condições, esse local pode-se assumir como "parte una" da cidade, deixando o território de ser uma manta de retalhos, mas um contínuo desenho urbano, com diferentes realidades, conceitos e formas de desenvolvimento, mas com as condições essenciais como pano de fundo...Uma Casa da Cultura, um museu, ou outro equipamento semelhante, podem funcionar como alavanca do desenvolvimento das periferias e zonas mortas da cidade...Bom ou mau temos o Guggenhaim de Bilbao como exemplo...

3 comentários:

Anónimo disse...

Longo demais, o editorial. O prolixo acaba no lixo:ninguém lê.
Boa organização e de fácil acesso.
O Zeca é sempre bem-vindo e também o desassossego.
Faço votos para que consigam desassossegar.

M. Silvestre disse...

Vat, agradecemos o teu comentário, e tens toda a razão em relação ao editorial. Entretanto já seguimos a tua sujestão.

Anónimo disse...

É DE LAMENTAR QUE sEXDO,DROGAS E DIOLOMACIA NÃO MEREÇA A ATENÇÃO DOS NOSSOS EDITORES, TÃO PREOCUPADOS QUE ESTÃO COM A cAROLINA E O pINTODA cOSTA.


TÉRÉRE

EDITORIAL

O êxodo constante dos habitantes das grandes cidades para as periferias leva necessariamente a que algumas elites intelectuais sejam também absorvidas pelo referido êxodo.
Na periferia, tais elites abrangem entre outras áreas tão vastas como a música, a literatura ou a pintura. Contudo os grandes palcos para a exibição destas expressões artísticas continuam no centro destas grandes cidades o que faz acrescer aos poderes locais e à sociedade civil em geral, responsabilidades acrescidas no sentido de dar expansão às acima mencionadas actividades.
É assim que hoje em Santo António dos Cavaleiros, como em outras periferias se encontram músicos, escritores e pintores, alguns dos quais já alcançaram lugares cimeiros no panorama nacional da cultura e outros que esperam e desesperam para ser revelados, para o que carecem por parte das entidades públicas apoios, não só para estes fins, como também para desfazer a ideia corrente de que estas periferias são unicamente habitadas por “gangues” ou delinquentes.
É esta convicção, entre outras razões que levam à criação deste blogue. Pretendemos essencialmente criar um espaço de divulgação das mais variadas expressões artísticas e um fórum de debate das problemáticas das zonas periféricas.
Está em princípio aberto a todos aqueles que na periferia sentem que não tem voz.

O sucesso deste espaço, depende da participação e colaboração de todos(as) aqueles(as) que de alguma maneira estejam ligados(as) a estas temáticas.
Colabora para a divulgação e publicação de artes plásticas, artesanato, músicas, romances, poemas e outras expressões artísticas não editados nos canais editoriais normais.

ESTE ESPAÇO É TEU, AJUDA A ALIMENTÁ-LO.
==============================================================================